planta humanizada

O que é planta humanizada e como fazer uma?

O que é uma planta humanizada e como fazer uma?

Vamos entender primeiro o termo “humanizada” que quer dizer “tonar real” ou o mais próximo possível da realidade. São desenhos que possuem características reais, como luz, sombras, ilustração de elementos naturais e diferentes texturas. E é disso que se trata a planta humanizada!

Muitas pessoas têm dificuldade em visualizar o projeto final e em entender a disposição dos elementos no espaço disponível, e com uma planta humanizada isso se torna possível.

Além de que a mesma pode facilitar as modificações, consolidar o projeto na mente do cliente e facilitar o entendimento de quem ficará a cargo de tudo no canteiro de obras.

Qual é a diferença entre planta baixa e planta humanizada?

Apesar dos termos serem parecidos a diferença é muito grande, em uma planta baixa o projeto é constituído de forma básica.

O que difere um projeto e outro é justamente o uso e a representação de elementos, na planta humanizada o cliente fica inserido no projeto.

Com este tipo de planta, o cliente visualiza além das linhas de distribuição do layout, a planta humanizada é composta de móis, plantas, cortinas, iluminação e detalhes característicos que tornam o projeto quase real …

A planta humanizada é fator de diferenciação no mercado, há profissionais que trabalham exclusivamente com isso, projetando ambientes de acordo com o briefing e escopo do projeto enviado por clientes, arquitetos ou não.

O conceito de planta humanizada é muito usado na validação de ideias, porque é ele que definitivamente “vende” o projeto.

Mas, como fazer uma planta humanizada?

Agora que você entendeu a importância e o diferencial que a planta humanizada pode trazer aos seus projetos (ou futuros projetos) vamos explicar como fazer uma.

Atualmente existem dezenas de softwares que auxiliam você a criar uma planta humanizada profissional e realmente bonita, muitas pessoas ainda utilizam o Corel Draw ou o Photoshop, mas existem programas específicos para isso como o Sketchup.

Ferramentas que facilitam o trabalho, reduzindo a quantidade de tempo na renderização dos objetos e aumentando a qualidade do que está sendo construído.

Mais importante que o programa escolhido é o quanto você entende dele, é muito recomendado que arquitetos, mesmo que ainda estudantes de arquitetura e design de interiores, façam algum curso e se especializem em algum software.

Dominar um programa específico é o que pode deixar os projetos ainda melhores, a habilidade em um só programa é melhor que saber um pouco de todos, porque só conhecendo o software a fundo você consegue extrair o máximo dele e tornar seus projetos mais reais e profissionais.

Projetos que incluem a planta humanizada precisam de pelo menos um briefing bem definido, ou seja, a informação a respeito do projeto tem que estar muito clara, uma reunião com o cliente é necessária para alinhar tudo.

Defina com seu cliente desde as cores que o cliente prefere ao estilo do mobiliário que será usado, que pode ser o do próprio cliente ou ser criado com base em referências.

Isso tudo é necessário para que o número de revisões no projeto não ultrapasse os limites e para que o cliente tenha em mente que precisa focar em mudanças realmente necessárias na planta humanizada.

A planta humanizada ajuda e é a diferenciação necessária para qualquer profissional que deseja se inserir no mercado e atrair clientes mais qualificados!

Investir em conhecimento desse tipo de ação é tornar você  um profissional mais completo e pronto para alcançar expectativas maiores!!

Aprenda a Criar Projetos Incríveis de Modo Fácil e Rápido Mesmo Que Você Não Tenha Nenhuma Noção Sobre Desenho, com nosso treinamento completo de SKETCHUP + VRAY+PHOTOSHOP.

Comentários

Leandro Amaral

Leandro Amaral

Estudante de Arquitetura, apaixonado por Arquitetura, Internet e Marketing.