O que é um projeto executivo?

Projeto executivo

Todo mundo quer se tornar um profissional completo, dominar cada fase de um projeto arquitetônico. E o Projeto Executivo que é parte essencial do trabalho de um profissional que deseja crescer e ter maior visibilidade no mercado, não pode ser esquecido.

O domínio completo da elaboração de um projeto é essencial independentemente de onde você irá trabalhar, o projeto executivo é um requisito essencial em todos os setores, sejam eles públicos ou privados.

A consecução de um projeto arquitetônico é dividida em quatro fases, Estudo Preliminar, o Anteprojeto, o Projeto Legal e por fim o Projeto Executivo, do qual falaremos um um pouco mais neste artigo agora.

Então, o que é um projeto executivo?

É o projeto detalhado da obra, ou seja, nele estão especificados cada material e componentes que serão usados na execução do projeto.

O projeto executivo é o que inicia a obra, e o que dá todas as informações que o engenheiro precisa para realizar os cálculos estruturais, as instalações hidro – sanitárias.

Nele também são inseridas as coisas que achamos básicas para a execução da obra, detalhes que são indicados pelo arquiteto ou do gestor da obra, como cálculo de mão de obra e orçamento dos materiais que serão utilizados.

Além do detalhamento de todos os componentes e sistemas que serão usados, o projeto executivo é constituído por um desenho que represente todos os detalhes da construção, que já foram citados na fase do projeto básico, porém no projeto executivo se vai um pouco mais além.

Dicas para criar um projeto executivo:

Projetos executivos são o terror de muitos desenhistas, já que os detalhes para sua elaboração são extremamente importantes, aqui a atenção mínimos detalhes precisa ser redobrada!

Para realizar este tipo de projeto, o conhecimento de técnicas construtivas precisa ser grande, claro que isso tudo é facilitado se você mesmo desenhar o seu, já que você pode alterar e modifica-lo a vontade.

Mas, tenha em mente que para criação de um bom projeto executivo é muito importante o estudo e buscar se manter informado, já que atenção aos detalhes, saber por onde e como começar a criar o seu são parte fundamental do início da sua futura carreira de sucesso.

Como as fases de um projeto são muito extensas e detalhas, as de um projeto executivo muito mais, é necessário que o estudante e o profissional adquiram a vivência e a experiência necessária para conseguir criar um com segurança.

Se você já se perguntou o porquê de as faculdades pedirem estágios aos alunos aí está o motivo, precisamos entender a construção de um projeto real, para que fossamos identificar cada fase com mais facilidade e conseguir enxergar cada uma separadamente quando for a nossa vez de criar.

Se manter atualizado sobre os materiais, acabamentos e as novidades no processo de construção é fator primordial e pode fazer a diferença na hora de facilitar desde a criação do projeto até a fase de acabamentos.

Precisamos juntamente com isso, entender a rotina e os processos de construção, além de adquirir a vivência que um profissional já atuante tem.

Agora que você já entende melhor do que se trata pode começar a pesquisar e aprender mais ainda para se tornar um profissional, ou estudante ainda mais capacitado. Foco e determinação são essenciais, nunca se esqueça disso!

Quer saber como desenhar casas e projetos arquitetônicas incrivéis em 3D? Aprenda com nosso completo de Vray para Sketchup!

Comentários