arquitetura cenográfica

O que é arquitetura cenográfica?

Arquitetura Cenográfica: Mais uma opção para arquitetos e desingers de interiores!

Essa é mais uma vertente onde os arquitetos podem executar a sua função, a arte da cenografia é vista como o meio mais próxima da arquitetura e da arte.

Projetar cenários, imitando a realidade ou não, expressar a sua criatividade nos mais diversos projetos, e muitas vezes voltando várias décadas ou séculos no tempo é o cotidiano dos profissionais em arquitetura cenográfica, a liberdade e a criatividade são trabalhadas ao máximo em cada projeto, a execução, é de longe muito curta se comparada com um projeto real (feito para durar muitas décadas).

Arquitetura é a arte de projetar espaços, enquanto cenografia é a técnica de representar uma perspectiva. Arquitetura cenográfica é, portanto, a (re) construção de ambientes, transformando-os em impactantes cenários.

A arquitetura cenográfica vem mudando ao longo dos anos, novas tecnologias e aplicações dão forma e as vezes até mudam o sentido, que tal entender essa mudança ao longo do tempo?

Para os gregos antigos:

A cenografia era a arte de adornar o teatro e a decoração de pintura que resulta desta técnica.

Para o Renascimento:

A cenografia foi a técnica que consiste em desenhar e pintar uma tela de fundo em perspectiva.

Para o modernismo:

É a ciência e a arte da organização do palco e do espaço teatral. A palavra se impõe cada vez mais em lugar de decoração, para ultrapassar a noção de ornamentação e de embalagem que ainda se prende, a arquitetura cenográfica, apesar de cenográfica muitas vezes é também funcional, já que o seu uso apesar de por tempo limitado, existe.

Não é apenas teatro e TV!

Muitos profissionais e estudantes ainda acham que a arquitetura cenográfica se resume a teatros e projetos para a TV, mas a realidade é bem diferente, mas existem vários tipos de trabalhos e projetos: eventos, festivais, palcos, corporativos, feiras, stands, lojas, vitrines, imobiliários, direção de arte, é só escolher a área que você tem mais afinidade e seguir nela.

Os projetos de arquitetura cenográfica se assemelham muito á área de arquitetura convencional, já que exigem projetos e modelagens em render e claro, as alterações.

Quais são as dificuldades da area?

Existem vários desafios na arquitetura cenográfica, dentre eles o acompanhamento de montagem, que pode ultrapassar as madrugadas, até a criação em si do que será feito, cada projeto lida com ambientes e materiais diferentes e com as suas próprias particularidades, o que dificulta o projeto e aumenta o valor agregado.

Então, se essa é uma área que você gosta e que gostaria de atuar comece a pesquisar, existem muitos cursos que podem ajudar você a criar projetos incríveis, luminoteca e Sketchup por exemplos, são indispensáveis na hora de montar seus projetos, ainda mais se forem ao ar livre e precisarem de aprovação prévia.

O mercado e a busca de profissionais que trabalham com isso só cresce, a valorização desse tipo de projeto vem crescido muito ao longo dos últimos anos pois o nível de exigência aumentou, portanto a busca por profissionais qualificados está a cada ano maior.

Quer aprender a criar cenários incríveis em 3D? Descubra os nossos cursos!

Quer aprender a usar alguns plugins do Vray 3.4 para Sketchup e receber muito mais insights sobre maquete eletrônica e arquitetura? Confira nosso canal no youtube, toda semana temos vídeos como o que está logo abaixo!

Comentários