Como montar um portfólio de arquitetura

Como montar um portfólio de arquitetura para conquistar o seu primeiro cliente?

Como montar um portfólio de arquitetura para conquistar o seu primeiro cliente?

Você que é jovem recém-formado em arquitetura ou que está saindo de uma empresa para abrir seu escritório próprio de arquitetura, ao iniciar a prospecção de clientes depara-se com um dilema: Como montar um portfólio de arquitetura sem eu ter atendido nenhum cliente? 

A tarefa não é das mais simples, mas também não é impossível. Vamos listar alguns passos que irão lhe mostrar como criar um portfólio de arquitetura para conquistar seu primeiro cliente.

Como fazer um portfólio de arquitetura

Informações pessoais

Considere a reunião com o cliente como uma entrevista de emprego, afinal, você está lá para ser contratado para um trabalho de arquitetura, não é mesmo?

Comece sua apresentação com suas informações pessoais, mas apenas aquelas relevantes na ocasião. O cliente não está interessado se você foi o primeiro colocado na gincana esportiva da escola, mas caso você tenha concluído a graduação com láureas, por exemplo, é uma boa hora de contar esse feito.

Suas habilidades e afinidades também são importantes, como a capacidade de adaptar-se, lidar com problemas que devem ser resolvidos com urgência etc.

Estágios

Os seus estágios durante a faculdade podem fazer a diferença na hora de fazer seu portfólio de arquitetura. Mostrar que você passou por um grande escritório de arquitetura ou apresentar um projeto que você participou muitas vezes é o ponto que faltava para você fazer um portfólio de arquitetura que faz seu cliente fechar negócio.

Como fazer um portfólio de arquitetura

Projetos fictícios

Se você não tem nenhum projeto para incluir no seu portfólio, ou deseja ingressar em um ramo diferente do que você já teve contato, crie projetos teóricos para mostrar todo seu potencial no portfólio. Lembre-se de deixar claro que esses são projetos que foram criados apenas como demonstração do possível trabalho de arquitetura a ser desenvolvido.

Habilidades técnicas

Não precisa dizer aqui que sabe utilizar o Pacote Office, mas os softwares que você domina e os programas que costuma utilizar para apresentar os projetos podem constar em seu portfólio e fazer com que o cliente se sinta mais segura na hora de contratar o seu serviço de arquitetura.

Linguagem adequada

Mesmo que você seja mais despojado ou jovial, utilize uma linguagem adequada para o trabalho que está apresentando. Adapte-se ao cliente e ao projeto que ele deseja, mas sem perder a sua personalidade.

Seja visual

Nenhum cliente vai para uma reunião com um arquiteto esperando ter dúzias de páginas para ler. Apresente todas as informações da maneira mais visual possível. Você pode criar infográficos e incluir fotos com as suas referências e criações, esse será um passo essencial para saber como fazer um portfólio de arquitetura que irá conquistar diversos clientes para seu negócio de arquitetura.

Como fazer um portfólio de arquitetura 1

Digital ou impresso?

Tenha as duas opções. Não vamos entrar no mérito da necessidade de um site, pois nos dias de hoje, essa é uma obrigação dos profissionais de qualquer área.

Você deve fazer seu portfólio de arquitetura das duas versões (digital ou impressa) ou você pode ter produtos diferentes para apresentar a clientes com perfis distintos.

Atente-se para não exagerar na quantidade de informações e acabar cansando o cliente e fazendo com que ele desista antes de chegar ao final. Um portfólio de arquitetura impresso deve ter, no máximo, três projetos.

Tenha um portfólio impresso em uma pasta, por exemplo. Assim, você pode selecionar quais os projetos irá apresentar, de acordo com o perfil e a necessidade do cliente que irá encontrar.

Portfólios digitais oferecem mais opções, mas tome cuidado para não exagerar. Um vídeo ou apresentação em 3D podem encantar os olhos, mas se forem muito longos ou técnicos demais podem perder a verdadeira essência.

Inove na hora de montar um portfólio de arquitetura

Seu cliente pode ser conquistado não com o projeto que você fez, mas com a apresentação que ele viu. Inserir amostras de materiais ou folhas com pop-ups podem mostrar seu diferencial. Você tem personalidade, aplique-a na apresentação do seu trabalho.

Espero que tenha aprendido dicar essenciais para saber como montar um portfólio de arquitetura que ao mesmo tempo que encanta seu cliente, fazendo ele enxergar como ficará o projeto no futuro, gere confiança, fazendo ele ficar altamente interessado em seu projeto de arquitetura.

Agora que você já sabe como montar um portfólio de arquitetura para conquistar o seu primeiro cliente é necessário que saiba mais algumas informações, leia os nossos outros artigos ou veja nossos vídeos no Youtube.

Aprenda a Criar Projetos Incríveis de Modo Fácil e Rápido

Mesmo Que Você Não Tenha Nenhuma Noção Sobre Desenho

…e mesmo que você não seja formado em nenhuma área

Clique aqui para conhecer nosso Curso!

Maquetes eletrônicas podem ser uma ótima forma para montar seu primeiro portfólio. Assista ao vídeo abaixo e saiba qual é o melhor programa para desenhar projetos em 3d!

Comentários

Leandro Amaral

Leandro Amaral

Estudante de Arquitetura, apaixonado por Arquitetura, Internet e Marketing.