Como é a vida do estudante de arquitetura?

Como é ser um estudante de arquitetura?

Começando ou pensando em fazer o curso de arquitetura?

Optar por uma graduação em arquitetura não é uma das escolhas mais fáceis que tomamos na vida, e sempre temos aquele frio na barriga e anseio em saber sobre como vai ser a nossa vida de estudante de arquitetura.

Sendo completamente honestamente, é caótico, extenuante e ao mesmo tempo extremamente gratificante, pelo menos foi tudo o que eu vivenciei. Mas calma que eu vou me explicar melhor!

É muito mais que matemática e desenhos …

Muitas pessoas acham que a arquitetura tem muito de matemática e desenho e que para conseguirmos levar a faculdade “de boas” temos que dominar essas duas matérias desde o início, mas estas não são apenas estas disciplinas que devemos dominar.

E existem muitas outras disciplinas em materias envolvidas, por exemplo, apesar de o curso ser muito mão na massa, atualmente nos cursos de arquitetura os projetos criados em softwares de computador estão a cada dia mais em alta.

O uso de programas para criação de projetos 3D é comoum por simular a realidade com perfeição, e para preparar o estudante de arquitetura para a realidade da vida de um profissional da aréa, onde um projeto em Sketchup por exemplo, já é item obrigatório e esperado pelos clientes.

O curso de arquitetura tem 4 anos de duração (em média), a rotina exige muito da gente e acabamos tendo que lidar com diferentes matérias ao mesmo tempo, como história da arquitetura, planejamento urbano, gestão de projetos e outras coisas a mais …

Quais as habilidades que o estudante de arquitetura desenvolve nesse percurso?

Bom, a habilidade em desenho pode ser adquirida com esforço e treinamento durante o curso e até em trabalhos extra classe são parte do processo que o estudante de arquitetura irá passar.

Por isso, você sempre terá trabalhos de projeção e construção de maquetes de conjuntos arquitetônicos. O objetivo é desenvolver a motricidade, o raciocínio crítico e ambientar o estudante no campo da construção civil.

Durante o período da faculdade desenvolvemos o nosso pensamento crítico sobre a área, ou seja, nós nos atentamos aos detalhes da arquitetura e do urbanismo de onde passamos.

Começando aos poucos a avaliar prédios e projetos para adquirimos a tendência de imaginar como faríamos aquilo diferente e melhor. É só um pitaco claro, mas é essencial na busca de referências que são fundamentais durante o curso, e depois dele.

O que preciso ter para ter sucesso na minha vida acadêmica?

Ser um estudante de arquitetura não é tarefa para qualquer um, esteja preparado para muita ação, nós aprendemos muito na prática, testando e avaliando.

São através dos testes e das nossas avaliações também, que descobrimos onde nos adaptamos melhor, em que área de atuação nós temos mais afinidade e qual será a nossa escolha no futuro.

Veja bem existem diferentes áreas que o estudante de arquitetura é preparado para atura aqui vão umas delass:

  • Edificações,
  • urbanismo e construção,
  • cenografia,
  • luminotécnica,
  • conservação de patrimônio histórico
  • consultoria, design gráfico,
  • decoração e paisagismo

Estas e algumas ooutras são todas opções de campos de atuação de um arquiteto, e a identificação com uma (ou várias) áreas acontece durante o curso.

Tudo isso pode até parecer bem cansativo, e é, mas é gratificante quando tudo o que você criou seja palpável, uma maquete ou um prédio, seja o que for, dão a sensação de realização e trabalho bem feito. E compensam e muito as cópias, trabalhos e o estudo para as provas que você vai ter que superar.

Esteja ciente que ser um estudante de arquitetura é uma preparação para realizar o sonho de alguém com maestria. E que quando chegar a hora, você vai assinar o projeto e a conquista do sonho de alguém, e isso não tem quem pague!

Quer aprender a Criar Projetos Incríveis de Modo Fácil e Rápido

Mesmo Que Você Não Tenha Nenhuma Noção Sobre Desenho

…e mesmo que você não seja formado em nenhuma área

Clique aqui para conhecer nosso Curso!

Sabe quais áreas você pode seguir na área de arquitetura? Dá uma conferida no vídeo abaixo, e veja alguns caminhos “diferentes” que o estudante de arquitetura pode seguir!

Comentários