4 arquitetos brasileiros com os quais podemos nos inspirar

arquitetos brasileiros famosos

4 Arquitetos Brasileiros para você se inspirar!

O Brasil é um país onde a arquitetura vem sendo a cada dia mais evidenciada e sempre teve uma grande importância, principalmente em obras públicas. No artigo de hoje vamos falar de 4 arquitetos brasileiros que servem de inspiração!

Com o passar dos anos a arquitetura evoluiu, e muito, fruto do trabalho de arquitetos que servem de inspiração para o futuro da arquitetura residencial, comercial e pública brasileira.

Paulo Mendes da Rocha

                            “A questão fundamental da arquitetura é resolver problemas”

Nascido em 25 de outubro de 1928, em Vitória, Paulo Archias Mendes filhop de um engenheiro (um professor de “Naval e Recursos Hídricos” na POLI, em São Paulo, formado arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1954, a partir de 1960 iniciou uma profícua carreira acadêmica na FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde foi professor hoje vive um momento de realização internacional.

Segundo ele a arquitetura precisa ser “oportuna”, já assinou projetos de grandes edifícios entre eles o Museu da Lingua Portuguesa (na imagem abaixo)  mas sempre preferiu projetar para as cidades, na visão dele, para quem mora nela.

Arquitetos brasileiros famosos

 

Paulo recebeu o “ Nobel da Arquitetura” o Prêmio Pritzker, em 2006, que não foi o único, mas é considerado por muitos o mais importante, esta honraria é atribuída anualmente a um arquiteto em atividade que melhor cumpra os princípios de Virtrúvio (grande precursor da arquitetura): solidez, beleza e funcionalidade.  É uma honra ter este nome nesta lista de arquitetos brasileiros para nos inspirar na nossa profissão!

Oscar Niemeyer

Este é o mais celebre entre os arquitetos brasileiros e em algum momento da vida, todos, arquitetos ou não já escutaram o nome de Oscar Niemeye, referência da arquitetura brasileira e mundial, assinou muitos projetos Brasil a fora e é tido como um Rei, por muitos profissionais e estudantes mundo a fora.

Apaixonado pela vida, Oscar Niemeyer viveu por 104 anos, e temos a honra de ver seus projetos espalhados pelo Brasil, Oscar dizia que “ a vida é mais importante do que a arquitetura”, e seguiu isso até o fim dos seus dias.

As curvas sensuais dos seus projetos são emblemáticas e dão vida, forma e se juntam a paisagem de onde foram construídos.

Arquitetos brasileiros famosos - Oscar Niemeyer

Nascido em 15 de dezembro de 1907, levou uma vida despreocupada até se casar, aos 21 anos, com Anita Baldo a única esposa que teve. Trabalhou na tipografia do pai, o que o estimulou a se matricular na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1929, e se formou em 1934.

Muita gente não sabe, mas em 1954 Oscar Niemeyer fez parte de um grupo de 15 arquitetos renomados mundialmente que fez parte da reconstrução de Berlim no pós guerra.

Um homem de opiniões e convicções fortes integrante do partido comunista, e que foi o responsável pela construção do Banco Boa Vista, mesmo em um lado oposto ao governo da época.

Brunete Fracarolli

Conhecida internacionalmente como a “ arquiteta colorida” Brunette Fracarolli com seu estilo eclético é referência a muitos anos quando se trata de arquitetura de interiores.

Seus projetos cheios de elegância e criatividade conquistam espaços mundo a fora.  Prova disso são os diversos prêmios que ganhou e a cadeira cativa na Associação Brasileira de Designers de Interiores – ABD, onde buscou a regulamentação e o maior reconhecimento da profissão arquitetura de interiores.

Seus projetos únicos e criativos são acompanhados de perto por ela, que usa e abusa de móveis versáteis e que leva a personalidade de cada cliente em cada obra, sem deixar seu lado irreverente de lado. É uma excelente arquiteta e merece ser vista na lista privilegiada dos melhores arquitetos brasileiros da atualidade.

Abaixo, você pode dar uma conferida em um de seus projetos! 😉

Arquitetos Brasileiros famosos - Brunette Fracarolli

Thiago Bernardes

Filho e neto de arquitetos brasileiros renomados, seu avô foi Sergio Bernardes, um dos mestres da Arquitetura Moderna Brasileira fez história nas décadas de 50 e 60. Thiago respirou a arquitetura desde o nascimento, e a vinte anos vem buscando imprimir seu próprio estilo e definir seu próprio lugar na cena da arquitetura brasileira.

Thiago é um exemplo de arquiteto de sucesso a ser seguido no mercado, e vem sendo reverenciado por um estilo único e busca integrar a arquitetura com a paisagem e os elementos naturais presentes em cada espaço, ele assina projetos que vão muito além da arquitetura, como ele mesmo diz sobre a Casa Delta no Guarujá e a Capela de JOÁ no Rio De janeiro, “ Vai além da arquitetura, está inserido num contexto de um novo pensamento para a cidade”.

O que fez com que estes arquitetos tivessem sucesso?

Bom, pelo que se pôde observar, um traço em comum dos quatro nomes que citamos está a originalidade e a incessante busca pelo próprio estilo, esses arquitetos são fonte de inspiração e se tornaram referência no mercado porque imprimem o próprio estilo em tudo o que fazem e seus clientes são um reflexo da sua personalidade porque se identificam com os projetos criados por eles. Isso é ser referência no mercado, é ganhar a confiança de quem está construindo um sonho. E pra isso é preciso coragem para aceitar o que você gosta, e essa lista é um bom começo pra descobrir isso!

Você por acaso usa o Vray para renderizar seus projetos 3D? Conheça o Denoiser a ferramenta do novo Vray 3.4 que promete acabar com o “granulado” de suas maquetes!

Comentários